segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sites de relacionamento, um livro exposto de nossas fraquezas.

Anonimato, esse é o mote atual dos sites de relacionamento e programas de mensagens instantâneas. A maior preocupação é sempre com as pessoas que se passam por outras, ou na linguagem digital, “fake”. Portanto um problema ainda maior esta se apoderando da rede, a falta de privacidade que as próprias pessoas se aplicam, e isso tudo sem perceber o quanto isso significa.

Fakes se passando por você podem lhe causar transtornos inimagináveis, o anonimato pode encobrir um criminoso. Você pode estar sendo iludido por quem não é quem você pensa. O risco que a internet trouxe não podia ser imaginado. Pessoas se fazendo passar por outras, ou se fazendo passar por algo que não são. E dentre esses personagens temos o pedófilo, o homicida, o estuprador, e você nunca saberá quem esta do outro lado do teclado.

Máquinas digitais permitem gerar imagens instantaneamente e publicá-las na internet rapidamente, e com um clique, essas imagens tomam o mundo. Alguns sites de relacionamento tentaram incorporar algumas regras de segurança tentando proteger as informações dos usuários, mas o que fazer quando esse mesmo usuário desconsidera essa proteção?

Um perfil público na internet, em qualquer site de relacionamento, pode mostrar muito de você aos seus amigos, mas também irá mostrar ao mundo. Em tempos onde telefones tocam informando falsos seqüestros, o volume de informações obtidas por esses criminosos em sites de relacionamento ou perfis da internet é enorme. Sabem seu nome, seus parentes, através dos comentários das fotos aprendem sobre seus hábitos, costumes e preferências, sabem seus horários, sabem tudo sobre você. E com um pouco de analise, cruzando os dados que você mesmo os deu, eles podem saber mais que você.

Aquelas pequenas dicas que a policia nos dá para evitar esse tipo de golpe – o falso seqüestro – se tornam inócuas ante o volume de informação que foi dada na internet. Não adianta que quem atenda a ligação descreva você de forma diversa ao que é, já que eles tem a tua foto, não adianta dar outro nome, já que eles sabem teu nome, não adianta tentar dissuadi-los com falsas informações, eles sabem tudo sobre você.

Como podemos ver, a internet é um mundo de possibilidades, mas também é um mundo de riscos, temos que analisar muito bem antes de inserir uma foto ou uma informação na internet, já que não sabemos quem estará na outra ponta dessa enorme rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário