sábado, 19 de dezembro de 2009

Filhos

Qual o verdadeiro significado de ter filhos? As vezes me peguei fazendo essa pergunta, até que as minhas pequenas chegaram. Sempre acreditamos que eles serão sempre as nossas crianças, mesmo que não sejam mais crianças.

Acredito que no nascimento um pedaço de nosso coração se materialize em forma de uma criança, que vem como bebê e cresce aos nossos olhos. É como se víssemos o amor se materializando, crescendo e junto com esse amor, a preocupação, os anseios.

Infelizmente esse meu pensamento não é o pensamento de todos. Muitos não dão o que os filhos precisam, mas sim o que os filhos querem. Muitos não sentem esse amor incondicional e absoluto que eu prego, muitos sentem filhos como uma obrigação ou, para alguns, como punição.

Antes de ter um filho, tenha certeza do que você quer. Tenha certeza das noites sem dormir, das birras, do “aumento de custos”, do cansaço, da falta de privacidade, da entrega, de que vai abortar da sua vida em favor de outra, de que vai sofrer, vai chorar. Mas também tenha certeza que vai chorar quando receber o primeiro “papai”, que vai sentir o coração pequeno no primeiro dia de aula, que vai se sentir a pessoa mais importante do mundo quando ouvir um “Eu te amo”, que vai ver esse bebe se tornar uma criança, depois um (a) adolescente, depois um jovem, um adulto.

Toda essa trajetória, mesmo continuando crianças para nós, eles não são mais nossos filhos, são filhos do mundo, que tem que fazer escolhas certas e erradas. Converse, ensine, eduque, mas tenha certeza que a decisão sempre é deles.

Esteja perto nos acertos para aplaudir, e mais perto ainda nos erros para confortar e mostrar o rumo certo.

Eu sou muito feliz por ter filhos, abro mão da minha vida por eles, e espero que colham bons frutos, afinal quem rega sou eu.

O que você ensina é o que seu filho vai produzir, lembre-se disso, o ambiente pode estragar, mas deixá-los preparados para esse ambiente é responsabilidade sua.

 

2 comentários:

  1. Sabe Hemerson, tbem tem muitas coisas que vc expos ai que tbem penso da mesma maneira. Hoje ter filhos e criá-los "VERDADEIRAMENTE" não é fácil! O mundo hoje não é o mesmo ou o mundo esta totalmente mudado, para bem? para o mal? Difícil as vezes definir. Mas tenho certeza de uma coisa, temos que criá-los nos caminhos do Senhor Jesus, esse é o legado mais importante que deixamos a qualquer filho. Fique com Deus meu irmão!

    Serpa

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hemerson
    Sou uma mae em formacao. Meu filho tem 3 anos ainda.
    Concordo com suas palavras no que diz respeito ao papel de pai.
    Depois da maternidade, sinto que me tornei uma pessoa melhor. Afinal, filho faz com que voce tenha um aprimoramento pessoal muito grande.
    Tento fazer para o meu filho o que acho que seria o melhor, o que nao quer dizer que acerto sempre. E, alem de tudo, fazer por ele algo que eu nao cobre dele no futuro. (é uma tentativa)

    Enfim, a colheita é certa.

    Se a plantacao estiver sendo boa ou ruim...

    abraços
    Juliana

    ResponderExcluir